Pular para o conteúdo principal

'Parem de politizar o coronavírus', cobra diretor-geral da OMS


Em meio a uma crise com os Estados Unidos, principal doador da OMS (Organização Mundial da Saúde), o diretor-geral da entidade, Tedros Adanon, pediu, nesta quarta-feira (8), que os países -- sem especificar -- parem de politizar o coronavírus e que comecem a acreditar em união e trabalho conjunto.

Na terça-feira (7), Trump fez uma série de ameaças contra a OMS, disse que deixaria de ajudar financeiramente e alegou que a instituição tinham conhecimento sobre o novo coronavírus antes do que afirmam. Mais que isso, segundo Trump, a entidade não teria feito nada para impedir que a doença se alastrasse pelo mundo.

Tedros ressaltou que a organização só teve conhecimento sobre o vírus há 100 dias e que está “fazendo tudo o que pode” para controlar a pandemia, que já se espalhou por mais de 200 territórios.

Apesar de não se dirigir diretamente os Estados Unidos no discurso de abertura, o diretor foi questionado durante a coletiva de imprensa sobre as ameaças de Trump. “Por favor, pare de politizar o coronavírus”, pediu Tedros.

Além disso, o diretor disse que todos os países deveriam conseguir se unir e trabalhar juntos, esquecer as diferenças e conflitos internos e buscarem soluções para a pandemia.

Segundo ele, quando você politiza um vírus, você enfatiza e destaca as diferenças dentro do próprio território e “terá muitos sacos com corpos”.

“Sem unidade, nós te garantimos que qualquer país, mesmo se tiver muita estrutura, terá dificuldades com essa crise”, explicou.

Tedros também disse que é necessário solidariedade global, tanto na hora das pesquisas por vacinas e por cura, como para trabalharem juntos para conter a pandemia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vice-Prefeita Elienai anuncia rompimento com o prefeito de Parnamirim

Nesta segunda-feira, 09 de março, a vice-prefeita Elienai Cartaxo se reuniu com o prefeito Rosano Taveira para anunciar o seu afastamento político com o atual gestor de Parnamirim. Insatisfeita com a falta de compromisso e de apoio político e administrativo a qual Taveira vinha submetendo Elienai na secretaria de assistência social, habitação e regularização fundiária, a vice-prefeita, entregou o seu cargo e fez o anúncio a população parnamirinense através de um vídeo em suas redes sociais. Para Elienai, a atual administração se distanciou da população: "Conversando com as pessoas, percebo o seu sofrimento e escuto diariamente inúmeras reclamações. Isso também me frustra, pois sei que a gestão deixa a desejar e poderia ser melhor se estivesse mais sensível aos anseios do povo." A vice-prefeita, que recentemente se filiou ao PL, disse ainda que vai intensificar o diálogo com a população e outras lideranças políticas "que queiram uma Parnamirim mais acolhedora

[VÍDEO] A 'dancinha' do prefeito Álvaro Dias na entrega da estátua de Iemanjá

O prefeito de Natal está “passando o rodo” nos eventos, indo das festas natalinas aos eventos religiosos, afinal de contas, ele deve ser candidato à reeleição e precisa aparecer perto do povo. Neste domingo (02), na entrega da nova estátua de Iemanjá, Álvaro aproveitou o ritmo umbanda para “balançar o esqueleto” na Praia do Meio.