Pular para o conteúdo principal

Alerta de desastres serão notificados por TV's por assinatura no RN

Os assinantes de TV por Assinatura de oito estados da região Nordeste, incluindo o Rio Grande do Norte, começaram a receber alertas de desastres naturais em sua programação nessa segunda-feira (16). Os avisos são para enxurradas, deslizamentos de terra, chuvas fortes, e outros.

A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, é a coordenadora do projeto em conjunto com as prestadoras de TV por Assinatura e Órgãos vinculados à Defesa Civil, representados pelo Cenad, Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres.

O Cenad e a Defesa Civil dos estados e municípios são responsáveis sobre a decisão dos envios dos alertas e por todo conteúdo. As Prestadoras disponibilizam toda a ferramenta que realiza os envios. Assinantes das empresas Claro (NET), Oi, Sky, Vivo e NossaTV já estavam  recebendo o recurso nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santos e  Alagoas (único do nordeste a ter antes, a pedido do Cenad), os estados das regiões Centro-Oeste e Norte também passaram a ter os alertas desde o mês passado.

Com o projeto na última etapa, a Anatel explicou sobre o funcionamento. De acordo com a empresa, o cliente da TV por Assinatura recebe o alerta por meio de uma imagem sobreposta à tela (Pop-up) que fica por 10 segundos tendo a opção de fechá-la. As notificações não poderão ser canceladas e não é necessário nenhum cadastro para o recebimento.

Os alertas pela TV paga complementam um projeto semelhante, o de encaminhamentos de mensagens de texto (SMS) que chegou ao RN no primeiro semestre de 2018, e que se iniciou no país em 2017 para os casos de desastres naturais com mais gravidade. 17.839 SMS foram enviados, e 772 notificações foram mostradas pela TV.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vice-Prefeita Elienai anuncia rompimento com o prefeito de Parnamirim

Nesta segunda-feira, 09 de março, a vice-prefeita Elienai Cartaxo se reuniu com o prefeito Rosano Taveira para anunciar o seu afastamento político com o atual gestor de Parnamirim. Insatisfeita com a falta de compromisso e de apoio político e administrativo a qual Taveira vinha submetendo Elienai na secretaria de assistência social, habitação e regularização fundiária, a vice-prefeita, entregou o seu cargo e fez o anúncio a população parnamirinense através de um vídeo em suas redes sociais. Para Elienai, a atual administração se distanciou da população: "Conversando com as pessoas, percebo o seu sofrimento e escuto diariamente inúmeras reclamações. Isso também me frustra, pois sei que a gestão deixa a desejar e poderia ser melhor se estivesse mais sensível aos anseios do povo." A vice-prefeita, que recentemente se filiou ao PL, disse ainda que vai intensificar o diálogo com a população e outras lideranças políticas "que queiram uma Parnamirim mais acolhedora

[VÍDEO] A 'dancinha' do prefeito Álvaro Dias na entrega da estátua de Iemanjá

O prefeito de Natal está “passando o rodo” nos eventos, indo das festas natalinas aos eventos religiosos, afinal de contas, ele deve ser candidato à reeleição e precisa aparecer perto do povo. Neste domingo (02), na entrega da nova estátua de Iemanjá, Álvaro aproveitou o ritmo umbanda para “balançar o esqueleto” na Praia do Meio.