Pular para o conteúdo principal

"DR. DRAUZIO E NOSSOS DEMÔNIOS" Por Pablo Capistrano

O caso do abraço do Dr. Drauzio na presidiária trans que violentou e matou uma criança diz algo muito significativo sobre o modo como lidamos com nossa própria sombra.

O que irritou as pessoas e precipitou a tempestade de bosta digital contra Dr. Drauzio e a TV Globo não foi o fato do médico ter abraçado o "monstro", mas o fato da reportagem ter despertado, em nós, empatia por esse "monstro".

Ora, se eu tenho empatia por Suzy (a presidiária trans) e me emociono com sua sua solidão é porque eu reconheço nela algo de semelhante a mim mesmo (esse é o conceito básico de empatia).

A solidão dela, é também a minha solidão. A humanidade que habita nela, é também a humanidade que habita em mim.

Então, quando eu sei que ela violentou e matou uma criança eu me assombro.

Como é possível que eu possa ter sentido compaixão por um "monstro"? Será que há em mim algo de monstruoso? Será que a sombra que ela carrega eu também carrego? Será que a humanidade que há em mim é a mesma humanidade que há nela?

Eu sou lançado em um paradoxo: a mesma criatura que me comove com a sua solidão me ofende profundamente com seu crime. O divino que há no sofrimento de Suzy se completa paradoxalmente com sua monstruosidade.

Para suportar esse paradoxo a gente faz um movimento defensivo em três etapas: 1. Desumaniza o assassino; 2. Odeia o médico e a TV que me jogou diante desse paradoxo; 3. Reafirma em público a nossa própria pureza moral e luminosidade imaculada emitindo nossa indignação digital

É preciso uma boa dose de Dostoiévski pra lidar de uma forma mais sincera com esse paradoxo.

No fim das contas, muito sem querer, o Dr. Drauzio Varela demonstrou que, é absolutamente banal ter empatia com os santos, mas que o divino mesmo, é ter compaixão pelos demônios.

Nesse ponto, Dr. Drauzio se mostrou bem maior do que já é.

Como é possível que a "maior nação cristã" do planeta não entenda isso?

Simples: porque o último cristão, morreu na cruz."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vice-Prefeita Elienai anuncia rompimento com o prefeito de Parnamirim

Nesta segunda-feira, 09 de março, a vice-prefeita Elienai Cartaxo se reuniu com o prefeito Rosano Taveira para anunciar o seu afastamento político com o atual gestor de Parnamirim. Insatisfeita com a falta de compromisso e de apoio político e administrativo a qual Taveira vinha submetendo Elienai na secretaria de assistência social, habitação e regularização fundiária, a vice-prefeita, entregou o seu cargo e fez o anúncio a população parnamirinense através de um vídeo em suas redes sociais. Para Elienai, a atual administração se distanciou da população: "Conversando com as pessoas, percebo o seu sofrimento e escuto diariamente inúmeras reclamações. Isso também me frustra, pois sei que a gestão deixa a desejar e poderia ser melhor se estivesse mais sensível aos anseios do povo." A vice-prefeita, que recentemente se filiou ao PL, disse ainda que vai intensificar o diálogo com a população e outras lideranças políticas "que queiram uma Parnamirim mais acolhedora

[VÍDEO] A 'dancinha' do prefeito Álvaro Dias na entrega da estátua de Iemanjá

O prefeito de Natal está “passando o rodo” nos eventos, indo das festas natalinas aos eventos religiosos, afinal de contas, ele deve ser candidato à reeleição e precisa aparecer perto do povo. Neste domingo (02), na entrega da nova estátua de Iemanjá, Álvaro aproveitou o ritmo umbanda para “balançar o esqueleto” na Praia do Meio.