Pular para o conteúdo principal

Na crise do coronavírus, Álvaro Dias vira exemplo de liderança para o RN


É nos tempos mais críticos que se esgarçam as diferenças entre quem é apenas um político e quem é um líder. Nesta calamidade imposta ao mundo pelo coronavírus - sem precedentes para as novas gerações -, faz-se gritante a necessidade de figuras capazes de guiar com a fusão calculada de serenidade nas palavras e firmeza nas ações; de bom senso nas decisões, respeito à ciência e apreço aos cidadãos. E, acima de tudo, de entender as corretas prioridades inerentes à crise.

Até o momento, o prefeito  Álvaro Dias tem feito o que se espera de um líder. Vê-se com nitidez que a gestão Municipal pôs no alto das prioridades a preservação da vida, e este entendimento é um passo essencial para que o futuro não nos reserve o colapso do sistema de saúde. A Itália é um triste exemplo da ruína que a doença pode causar a uma nação.

 “A economia a gente busca depois recuperar. Vidas a gente tem que salvar”, enfatizou o prefeito.

Do ponto de vista econômico, as previsões são as piores possíveis, é verdade. Devem crescer rapidamente a pobreza, o desemprego e a miséria, cenário muito preocupante para um País que mal se recuperou de uma recessão. Mas primeiro deve-se salvar a vida para depois ser possível salvar o bolso.
 O panorama pede pragmatismo, ação concreta, planejamento, capacidade de resolver problemas reais. 

Em situações como esta, é impossível para os gestores fracos manter a máscara da falsa competência. Ela tende a cair diante de todos. E rápido. Aqueles que têm na verborragia seu superpoder agora encontraram sua kryptonita. Falas baratas e discursos beligerantes não superam um vírus; só o fortalecem.

É preciso entender que esta batalha é apartidária, as ideologias às favas. Se esquerda e direita perderem tempo com contendas fúteis, quem sai vitoriosa é a Covid-19. Álvaro parece ter entendido isso. 

Mesmo recentemente filiado a um partido (PSDB) com tendência à confrontação ideológica, o prefeito tem investido energia apenas no que realmente importa, com medidas severas para garantir o isolamento social e impedir a proliferação da ameaça. É isto que todos os profissionais da Saúde, que estão heroicamente empenhados nesta guerra, vêm clamando à população.

Considerando as deficiências da saúde pública, há ainda muito trabalho a ser feito, e as autoridades precisam estar sempre um passo à frente. As próximas semanas serão cruciais. Mas é reconfortante saber que há um grupo de gestores e profissionais dedicados, com o objetivo compartilhado de superar a crise.

#FiqueEmCasa

Comentários

  1. Coerência, celeridade, sempre é o melhor remédio em situação de calamidade !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vice-Prefeita Elienai anuncia rompimento com o prefeito de Parnamirim

Nesta segunda-feira, 09 de março, a vice-prefeita Elienai Cartaxo se reuniu com o prefeito Rosano Taveira para anunciar o seu afastamento político com o atual gestor de Parnamirim. Insatisfeita com a falta de compromisso e de apoio político e administrativo a qual Taveira vinha submetendo Elienai na secretaria de assistência social, habitação e regularização fundiária, a vice-prefeita, entregou o seu cargo e fez o anúncio a população parnamirinense através de um vídeo em suas redes sociais. Para Elienai, a atual administração se distanciou da população: "Conversando com as pessoas, percebo o seu sofrimento e escuto diariamente inúmeras reclamações. Isso também me frustra, pois sei que a gestão deixa a desejar e poderia ser melhor se estivesse mais sensível aos anseios do povo." A vice-prefeita, que recentemente se filiou ao PL, disse ainda que vai intensificar o diálogo com a população e outras lideranças políticas "que queiram uma Parnamirim mais acolhedora

[VÍDEO] A 'dancinha' do prefeito Álvaro Dias na entrega da estátua de Iemanjá

O prefeito de Natal está “passando o rodo” nos eventos, indo das festas natalinas aos eventos religiosos, afinal de contas, ele deve ser candidato à reeleição e precisa aparecer perto do povo. Neste domingo (02), na entrega da nova estátua de Iemanjá, Álvaro aproveitou o ritmo umbanda para “balançar o esqueleto” na Praia do Meio.