Pular para o conteúdo principal

Presidente da Funasa é exonerado do cargo após ser alvo de operação da PF

Após ser alvo de uma operação da Polícia Federal, o ex-ministro do Trabalho e ex-deputado Federal Ronaldo Nogueira foi exonerado da presidência da Fundação Nacional da Saúde (Funasa). 

A exoneração foi publicada na edição desta quarta-feira (12/2) do Diário Oficial da União e é assinada pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. De acordo com a publicação, a medida ocorreu após Nogueira pedir demissão. 

Filiado ao PTB, o ex-ministro foi alvo de uma operação de busca e apreensão na última quinta-feira (6/2). Nogueira é investigado em um caso que apura o desvio de R$ 50 milhões no antigo Ministério do Trabalho. 

Segundo a PF, as irregularidades ocorreram entre 2016 e 2018, o que inclui o período em que Nogueira esteve à frente da pasta. Ele ocupou o cargo entre 12 de maio de 2016 e 27 de dezembro de 2017, durante o governo do ex-presidente Michel Temer. 

Foi durante sua gestão que a reforma trabalhista foi aprovada. A pasta acabou extinta após Jair Bolsonaro assumir a presidência. Na ocasião, o mandatário reduziu os ministérios de 29 para 22. 

Nogueira apontou os motivos da demissão em uma carta divulgada pela Funasa nesta terça-feira (11/2). No documento, ele afirma que tomou a decisão de forma individual “em virtude das notícias veiculadas na imprensa nacional nos últimos dias”. 

“Tomei a iniciativa deste gesto por entender ser o melhor a ser feito no momento. Desta forma, terei mais tempo para dedicar-me à minha defesa e para trazer à luz a verdade dos fatos, bem como, preservar as atividades e a integridade da Funasa, fundação esta que aprendi a admirar e a respeitar, pela importância do seu trabalho para o povo brasileiro”, afirma o texto. 

O ex-ministro também disse ter absoluta convicção de sua inocência em relação às denúncias, o que, segundo ele, será provado junto às instâncias responsáveis “com a toda a serenidade necessária”. 

Entre outras competências, a Funasa é responsável por “promover a inclusão social por meio de ações de saneamento para prevenção e controle de doenças”. O órgão é vinculado ao Ministério da Saúde. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vice-Prefeita Elienai anuncia rompimento com o prefeito de Parnamirim

Nesta segunda-feira, 09 de março, a vice-prefeita Elienai Cartaxo se reuniu com o prefeito Rosano Taveira para anunciar o seu afastamento político com o atual gestor de Parnamirim. Insatisfeita com a falta de compromisso e de apoio político e administrativo a qual Taveira vinha submetendo Elienai na secretaria de assistência social, habitação e regularização fundiária, a vice-prefeita, entregou o seu cargo e fez o anúncio a população parnamirinense através de um vídeo em suas redes sociais. Para Elienai, a atual administração se distanciou da população: "Conversando com as pessoas, percebo o seu sofrimento e escuto diariamente inúmeras reclamações. Isso também me frustra, pois sei que a gestão deixa a desejar e poderia ser melhor se estivesse mais sensível aos anseios do povo." A vice-prefeita, que recentemente se filiou ao PL, disse ainda que vai intensificar o diálogo com a população e outras lideranças políticas "que queiram uma Parnamirim mais acolhedora

[VÍDEO] A 'dancinha' do prefeito Álvaro Dias na entrega da estátua de Iemanjá

O prefeito de Natal está “passando o rodo” nos eventos, indo das festas natalinas aos eventos religiosos, afinal de contas, ele deve ser candidato à reeleição e precisa aparecer perto do povo. Neste domingo (02), na entrega da nova estátua de Iemanjá, Álvaro aproveitou o ritmo umbanda para “balançar o esqueleto” na Praia do Meio.