Pular para o conteúdo principal

Servidores do RN protestam contra Reforma da Previdência


(Foto: Mariana Santos)

O servidores do Estado do Rio Grande do Norte paralisaram as atividades em protesto contra a reforma da previdência proposta pelo governo.  Os trabalhadores protestaram em frente à Assembleia Legislativa do Estado, onde aconteceria nesta segunda (3) a leitura da mensagem anual da governadora. No entanto, Fátima Bezerra não compareceu. 

De acordo com Janeayre Souto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Esatdo (Sinsp), a categoria é contra a reforma e não há negociação. “A posição do Fórum (dos Servidores) continua a mesma, não se negocia o inegociável.

“A governadora foi contra o pacote de maldades do governo federal, mas apresenta uma reforma pior do que a de Bolsonaro. Ela quer que os aposentados morram de fome”, diz Rosália Fernandes, servidora e representante da executiva nacional da CSP/Conlutas.

Na sexta-feira (31), o Governo do Estado apresentou as novas taxas de contribuição para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência do Rio Grande do Norte. A nova faixa de alíquotas foi estipulada entre 12% e 18,5%. Anteriormente, o governo estadual estudava aplicar faixa entre 11% e 18,5%, abrangendo servidores da ativa e os inativos (aposentados e pensionista). A medida causou revolta nos servidores.

Representantes do Sindicato dos Bancarios; Associação dos Docentes da Universidade Estadual do RN (Aduern); Sindicato dos Servidores em Saúde; Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta; Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública; e Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta também participam do ato. Aproximadamente 30 policiais cercam a ALRN.

“Infelizmente, a governadora que era contra a reforma da Previdência de Bolsonaro apresenta uma reforma ainda pior para o Rio Grande do Norte. É uma reforma que taxa inativos acima de R$ 2.500 com 14% de contribuição. Isso significa dizer que depois de 10 anos com reajuste zero, a governadora lança uma proposta de redução de salário”, ressalta Marcos Tinôco, diretor do Sindicato dos Bancários do RN.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vice-Prefeita Elienai anuncia rompimento com o prefeito de Parnamirim

Nesta segunda-feira, 09 de março, a vice-prefeita Elienai Cartaxo se reuniu com o prefeito Rosano Taveira para anunciar o seu afastamento político com o atual gestor de Parnamirim. Insatisfeita com a falta de compromisso e de apoio político e administrativo a qual Taveira vinha submetendo Elienai na secretaria de assistência social, habitação e regularização fundiária, a vice-prefeita, entregou o seu cargo e fez o anúncio a população parnamirinense através de um vídeo em suas redes sociais. Para Elienai, a atual administração se distanciou da população: "Conversando com as pessoas, percebo o seu sofrimento e escuto diariamente inúmeras reclamações. Isso também me frustra, pois sei que a gestão deixa a desejar e poderia ser melhor se estivesse mais sensível aos anseios do povo." A vice-prefeita, que recentemente se filiou ao PL, disse ainda que vai intensificar o diálogo com a população e outras lideranças políticas "que queiram uma Parnamirim mais acolhedora

[VÍDEO] A 'dancinha' do prefeito Álvaro Dias na entrega da estátua de Iemanjá

O prefeito de Natal está “passando o rodo” nos eventos, indo das festas natalinas aos eventos religiosos, afinal de contas, ele deve ser candidato à reeleição e precisa aparecer perto do povo. Neste domingo (02), na entrega da nova estátua de Iemanjá, Álvaro aproveitou o ritmo umbanda para “balançar o esqueleto” na Praia do Meio.