Pular para o conteúdo principal

Agricultor 'Cição Bandido' cobra do Governo Estadual recuperação urgente da Barragem Passagem das Traíras


A situação da Barragem Passagem das Traíras localizada entre as cidades de Caicó e Jardim do Seridó é preocupante. O alerta é do agricultor e ativista sertanejo 'Cição Bandido' que durante  visita nesta quarta-feira(08), cobrou providências por parte do Governo do Rio Grande do Norte, a promessa de recuperação da Barragem que voltou a preocupar a população de Caicó após as fortes chuvas caidas na região nos últimos dias. Estimasse que caso a barragem venha a receber um bom volune d'água uma possível tragédia poderia afetar até 20 mil pessoas da Zona Norte de Caicó.

"Caso o Governo não faça nada, a barragem vai arrombar e vinte mil pessoas podem ser atingidas", afirmou Cição. 

 Veja o vídeo;


Relatório

No mês de Maio de 2019, um diagnóstico foi apresentado durante reunião em Caicó  pela empresa Acquatool Engenharia, responsável pelo contrato junto ao Governo do RN, que fez o estudo em toda área da barragem. 

De acordo com o estudo, a parede tem quatro problemas principais. São eles: a) falta de execução de concreto de face – ao longo do paramento de jusante nas áreas das seções não vertedoras; b) ausência de injeções impermeabilizantes – nas fundações da barragem; c) seções da barragem não seguras – para cargas usuais e não usuais; e d) drenagem interna deficitária.

Entre as soluções apresentadas pela empresa contratada pelo Governo estaria: a abertura de uma fenda, de forma temporária, na parede da barragem para que a água possa escoar e não acumular. Esse seria o primeiro passo para a recuperação do reservatório. Seriam necessários R$ 30 milhões para iniciar as intervenções.

Até o momento o Governo do Estado não iniciou os reparos. O Potiguar News entrou em contato com a assessoria de comunicação da governadora Fátima Bezerra e até o fechamento dessa reportagem ninguém retornou o nosso contato.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vice-Prefeita Elienai anuncia rompimento com o prefeito de Parnamirim

Nesta segunda-feira, 09 de março, a vice-prefeita Elienai Cartaxo se reuniu com o prefeito Rosano Taveira para anunciar o seu afastamento político com o atual gestor de Parnamirim. Insatisfeita com a falta de compromisso e de apoio político e administrativo a qual Taveira vinha submetendo Elienai na secretaria de assistência social, habitação e regularização fundiária, a vice-prefeita, entregou o seu cargo e fez o anúncio a população parnamirinense através de um vídeo em suas redes sociais. Para Elienai, a atual administração se distanciou da população: "Conversando com as pessoas, percebo o seu sofrimento e escuto diariamente inúmeras reclamações. Isso também me frustra, pois sei que a gestão deixa a desejar e poderia ser melhor se estivesse mais sensível aos anseios do povo." A vice-prefeita, que recentemente se filiou ao PL, disse ainda que vai intensificar o diálogo com a população e outras lideranças políticas "que queiram uma Parnamirim mais acolhedora

[VÍDEO] A 'dancinha' do prefeito Álvaro Dias na entrega da estátua de Iemanjá

O prefeito de Natal está “passando o rodo” nos eventos, indo das festas natalinas aos eventos religiosos, afinal de contas, ele deve ser candidato à reeleição e precisa aparecer perto do povo. Neste domingo (02), na entrega da nova estátua de Iemanjá, Álvaro aproveitou o ritmo umbanda para “balançar o esqueleto” na Praia do Meio.